quarta-feira, 21 de junho de 2017

PEREGRINAÇÃO




PEREGRINAÇÃO

Peregrinação é uma palavra que vem do latim, per agri, (através  dos  campos), é quando a pessoa projeta um trajeto longo e arduo até chegar ao local de devoção.

No final da peregrinação,   o viajante passa do ter mais para o ser mais.   seu objetivo é simplesmente ser uma pessoa diferente, transformar-se em uma nova pessoa. Durante o caminho o Pelegrino aprende a aproveitar tudo sem se apegar a nada, transforma seu interior e desapega-se de si mesmo e vai adquirindo a qualidade de que Jesus faz em  referencia aos lírios do campo.
 
 Excursão é uma palavra que remete para o mundo turístico, porque pode se tratar de um grupo que viaja para conhecer uma cidade ou um país diferente. É uma viagem de férias, onde o tema principal é a diversão e conhecimento de novos lugares. Ao final pouco ou nada vai mudar no interior dos viajantes.

Assim como diz a musica Romaria, ilumina a mina escura e funda, o trem da minha vida, vamos em busca da luz divina, vamos colocar Deus em primeiro lugar, em todos os tempos da peregrinação de nossa existência, e tudo que precisamos nos será dado por acréscimo, não nos preocupemos com o ter mais e sim com o ser mais, mais humano e mais cristão.

Em Sorocaba, agora em julho e também em janeiro existe ha mais de 200 anos a romaria de Aparecidinha, onde grande numero de sorocabanos fazem essa peregrinação ao longo de 14 km, uma caminhada de muita Fé em devoção a NS. Aparecida, a nossa Mãe que nos acolhe em seus braços, nos fortalece e olha por nós constantemente. Agradeçamos de mãos estendidas, aquilo que de graça recebemos. Salve ó mãe querida.

JOSE MELLO 11/06/2017


 DATA DAS ROMARIAS - TODO ANO
EM JANEIRO DIA 1º - SENTIDO BAIRRO APARECIDINHA ATÉ CATEDRAL CENTRO DE SOROCABA
EM JULHO - 2º DOMINGO DO MES - SENTIDO DA CATEDRAL ATÉ O SANTUÁRIO DE APARECIDINHA

.


ESCOLA E ESCOLHA




Na ortografia dessas palavras a diferença está simplesmente na letra ‘h’, mas  as duas juntas ao longo do tempo são de grande influencia   na formação, na  personalidade e no destino de todo ser humano, em certo tempo a escola é escolhida  independente de nossa vontade, é a pré-escola e a escola primaria, em alguns casos até não freqüentar escola é uma escolha. 


Durante o tempo escolar, temos folga nos finais de semana, temos férias em janeiro e julho, fazemos provas de tempos em tempos.
Algumas escolas são gratuitas outras não, alguns  recebem seus certificados e diplomas, acompanhados de festas de formatura, outros fazem a escolha de parar pelo meio do caminho.


Mas existe uma escola, que não precisa pagar nada, mas  não tem nenhum dia de folga, não tem férias, tem provas todo santo dia, não tem diploma  e só termina no ultimo dia de sua vida.

Essa escola você tem que escolher conforme sua vontade interior, para entrar não precisa vestibular, e pode entrar em qualquer época do ano, essa escola não exige uniforme, pois a identificação que você freqüenta essa escola está no seu coração. Essa é a escolha que  em vez de diploma vai lhe proporcionar um ensinamento que dá descanso, que traz alegria , que resgata a dignidade humana.


Essa é escola do amor de Jesus, que é o maior mestre de todas as escolas, nela tentamos  ser iguais a ele, seguindo suas palavras,  quando ele nos diz : “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.” (Mt. 11,29). E seguindo esse  ensinamento  a nossa  vida será  pautada pela humildade, e tentação nenhuma achará espaço em nosso coração, e  assim sempre  seremos vencedores, esse é o compromisso que dá sentido a vida.



Jose Mello – 01/06/2017  





quarta-feira, 17 de maio de 2017

MORADA OU MORADIA




MORADA E OU MORADIA

Podemos dizer que estas palavras  dizem a mesma coisa, mas também podemos dizer que são diferentes, essa diferença vai depender da ótica que analisarmos, podendo ser literal ou espiritual.

Na ótica literal, moradia, é a nossa casa, onde abrigamos nossa família, onde  nos encontramos todos os dias após uma jornada de trabalho, e temos o conforto e a paz necessária para renovar nossas energias de todo santo dia, é onde nos sentimos protegidos das intempéries do tempo, é o nosso castelo, é o nosso lar, doce lar.

Agora na ótica espiritual, morada, quer dizer que nós somos as moradas do novo redentor, a habitação do Cristo ressuscitado, que através do espírito santo volta àqueles que guardam a sua palavra e o amam, pois ele disse que voltaria e faria  em nós sua morada, sendo assim, você é a morada do Divino, e sendo morada do divino, espalhe muita luz em seus caminhos, propague a bem aventurança a todos que de ti se achegarem, exulte o espírito santo que está em você, e assim viveremos na eterna morada com Ele.

Sejamos os bem-aventurados, porque a felicidade celeste está fundamentada na fé e na obediência á palavra de Deus, que gera a felicidade, capaz de resistir aos momentos de dificuldades da vida. Leia e reflita em Matheus 5, 3-11.




sábado, 22 de abril de 2017

VIVER A ESDPERANÇA




VIVER A ESPERANÇA
Quando encontramos alguém pela manhã dizemos bom dia. Quando Jesus encontrou os discípulos após a ressurreição disse, a paz esteja convosco, e essas palavra os encheram de tranqüilidade e esperança para voltar as suas atividades.

 A Esperança faz com que o nosso pensamento ultrapasse tempo e espaço e penetre na imensidão do espaço infinito. Assim, de posse desta virtude, esquecemo-nos momentaneamente das dores, dos sacrifícios, das doenças, das dificuldades, e lembramo-nos somente da felicidade regida pela paz e tranquilidade de nossas tensões. (Cardeal Orani João Tempesta)
 
A paz que desejamos ao nossos irmãos, é um ato de esperança para que a dor não seja mais o centro do momento vivido, assim como a gestante espera por nove meses, sua maior alegria, o jovem espera passar no vestibular, para fazer a faculdade de seus sonhos, o adulto espera conseguir uma vaga no mercado de trabalho para se auto sustentar, o idoso espera chegar a aposentadoria para fazer só o que mais gosta, o povo em geral deposita nas urnas a esperança de que seus representantes e governadores realizem um mandato com bastante dignidade.

São Tomaz de Aquino classifica o desespero como contrario   ou opõem-se à esperança. Acrescenta ainda que as causas do desespero são os nossos vícios, os quais  nos obnubilam, diz também que a esperança não é uma atitude passiva, mas cheia de vitalidade e de amor.

Assim sendo, caros amigos, digo que a esperança também é confiança, confiança baseada na fé, fé alicerçada em Deus que nos ama e tem misericórdia de todos, para que vivamos na esperança de um mundo melhor aqui e na vida eterna junto D’Ele. Enfim peço a todos, ao encontrar alguém digam – bom dia, a paz de Cristo esteja convosco.

Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz! (Mario Quintana)



o jeito de cada um



O JEITO DE CADA UM

Mensagem extraida da Revista Kairós - Edição Junho 2009
Publicação Oficial da Paróquia São Judas Tadeu - Sorocaba

Um carregador de água na India, levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara, que ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e, sempre chegava cheio de água, ao fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe; o pote rachado chegava apenas pela metade.

Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água, na casa do seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações.

Porém o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição e, sentindo-se miserável, por ser capaz de realizar apenas a metade da tarefa a que havia sido designado fazer. Um dia, após perceber que, por dois anos, havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem, á beira do poço:
- Estou envergonhado! E quero pedir-lhe desculpas.
- Por que? - perguntou o homem - de que você está envergonhado?
- Nesses dois anos, fui capaz de entregar apenas a metade de minha carga, porque essa rachadura no meu lado, faz com que a água vaze por todo caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, sem ganhar o salário completo por seus esforços. - disse o pote.

O homem ficou triste pela situação do pote e, com compaixão falou:
- Quando retornarmos para casa do meu senhor, quero que perceba as flores ao longo do caminho. De fato, á medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao lado do caminho e isto lhe deu certo ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal, porque havia vazado a metade da água e de novo, pediu desculpas ao homem por sua falha.

Disse o homem ao pote:
- Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado? Eu, ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele, lançando semente de flores no seu lado do caminho e a cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava. Por dois anos, eu pude colher flores para ornamentar a casa do meu senhor. Sem você do jeito que é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça á sua casa.

Cada um de nós possui seus próprios e unicos defeitos. Todos nós somos potes rachados. Nunca devemos ter medo de nossos defeitos. Se os reconhecermos, eles poderão produzir beleza.
Das nossas fraquezas podemos tirar forças.
Essa é a vida!

Transformemos nossos ( e também o dos outros) pseudos defeitos em virtudes