quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

PACIENCIA E PERSEVERANÇA



PACIENCIA E PERSEVERANÇA

O que é paciência e perseverança na agricultura? o que elas são no segmento mercantil ? O que são no tratamento da saúde ? O que são nos relacionamentos?

Paciência vem do latim, patientia. Perseverança também tem origem no latim, e vem de perseverar, que é manter se firme, formada pelo prefixo per, que significa totalmente , acrescido de severus, que corresponde aquilo que é serio.

Em varias atividades, estas duas virtudes estão sempre presentes, a perseverança se faz necessário para que um objetivo seja alcançado, e a paciência é o fator que demanda tempo para que esse objetivo seja concretizado.

Na agricultura, pode se levar até um ano para se fazer a colheita. No Mercado espera se resultados semanais. No tratamento da saúde, existe casos que a solução tem que ser imediata, sem nenhum tempo a esperar. E nos relacionamentos, aqui é que onde se exige muito mais que tudo, poderá ser de uma semana, poderá ser um ano ou até uma vida inteira, para que seja alcançado e concretizado uma atitude de reconciliação , um pedido de perdão, que uma das partes espera conseguir. E as vezes a morte chega e isso não se concretizou, não aconteceu.

Paciência, como diz o dicionário, é auto controle emocional, é resistência, é submissão. E nesta época de globalização, de alta tecnologia,, da busca de tudo para ontem, a paciência e a perseverança, estão ficando cada vez mais escassa.

Podemos dizer que a perseverança é a chave do sucesso, e que a paciência é o remédio que suaviza o caminho.

Diz um ditado popular – Paciência tem limite. E aqui fica uma indagação. – quanto tempo dura sua paciência ? quanto tempo é necessário preservar em cima de alguma coisa ou em cima de um relacionamento.?

Todos nós temos direito a prosperidade, mas toda prosperidade só vem no tempo certo. Sendo assim apreendamos com a Mãe natureza. Primeiro vem as flores, depois vem os frutos, e cada fruto tem seu tempo, e a cada tempo existe um tipo de fruto.


Nenhum comentário: