terça-feira, 30 de junho de 2009

Bom senso e percepção

O computador é uma ferramenta, assim como o serrote e também o martelo. Cada um tem sua finalidade especifica de uso, tal como não podemos usar o serrote para bater um prego, também não é possível usar o martelo para serrar um galho, (o maximo que vamos conseguir é quebrar o galho), e também não é admissível usar outras coisas no lugar das ferramentas propriamente ditas, assim seja, usar uma pedra para bater um prego. O computador é uma ótima ferramenta que está presente e inserido no cotidiano de muitas pessoas, pois podemos dizer que o mesmo pode substituir a maquina de escrever, pode substituir a televisão e também pode substituir até o telefone.

Agora meus queridos amigos, eu digo e garanto que essa maquina de alta tecnologia chamada de computador, a qual traz consigo as maiores facilidades para o homem moderno através da Internet e outros programas com finalidades infinitas não pode e não poderá nunca, substituir a sua Comunidade e também a sua Igreja. Primeiro porque uma comunidade é composta de pessoas as quais convivem umas as outras, nascendo daí um elo de fraternidade e de amizade, e com isso despertando a caridade e o amor ao próximo conforme diz o mandamento de Jesus Cristo – amai uns aos outros, conforme eu vos amei, e segundo que as relações e amizades on-line não podem existir á custa da disponibilidade para a família, para os vizinhos e amigos, ou seja, pela própria sociedade em que se vive.

Sendo assim, saibamos discernir com inteligência até onde podemos nos valer do tempo de se usar o computador e a hora certa para nos doar ao tempo de Deus, e nunca nos afastarmos de nossos irmãos em comunidade e da igreja, pois é participando todos juntos das celebrações religiosas, que sentiremos o calor e a alegria que contagia nosso coração, relacionamento esse que é próprio da nossa natureza humana, não permitindo que sejamos transformados em habitantes de um mundo frio e materialista, e sim num mundo mais cristão com maior valorização do ser humano, respondendo a nossa vocação divina que é o dom da solidariedade.

“quem semeia pouco colherá também pouco e
quem semeia com largueza colherá também com largueza”.
2a. Carta de Paulo aos Corintios 9,6

sábado, 27 de junho de 2009

Anjo de guarda.

Um amigo de verdade está sempre disposto á ajudar, seja a qualquer hora ou em qualquer lugar, o amigo não mede esforço, e as vezes arrisca até a própria vida para salvar aquele que precisa.

O amigo de verdade não escolhe seus amigos pelo que eles têm ou pelo que eles apresentam ter, e sim pelo que eles apresentam ser, o verdadeiro valor da amizade, não se mede pelas aparências e sim pelo tamanho do coração, quantas vezes já escutamos alguém dizer assim: - fulano tem um coração de ouro! Assim, a verdadeira amizade é uma eterna aliança, uma aliança de sentimentos, em que a alegria do outro, também é sua, uma tristeza do outro também é sua, e dessa maneira o caminhar dos verdadeiros amigos é e será sempre mais fácil, pois todo caminho feito a dois será sempre mais curto.

O verdadeiro amigo é aquele que tem a coragem de lhe dizer que você está errado em tomar certas atitudes, é aquele que se preocupa com o que vai acontecer com seu amanhã, sendo sempre o primeiro que vai tomar partido em sua defesa no caso de você ser injustiçado, e também é o primeiro que vai encoraja-lo em suas lutas e elogia-lo em suas conquistas. Portanto, se você tem um amigo assim, você está no céu em vida, você tem dois anjos da guarda, um em espírito e outro em carne e osso. Você deve se considerar a pessoa mais feliz deste mundo, viva feliz e faça de tudo para também ser considerado como possuidor de um coração de ouro, pois o valor de uma amizade sincera está simplesmente nisso, a felicidade comum á todos, pois o amor de Cristo tem seus alicerces exatamente nisso.

“Qualquer amigo verdadeiro quer para seu amigo:
1) que exista e viva;
2) todos os bens; 3) fazer-lhe o bem;
4) deleitar-se com sua convivência; e
5) finalmente compartilhar com ele suas alegrias e tristezas,
vivendo com ele um só coração”
( Santo Tomas de Aquino, suma teológica, II – II, q.74, a 2)

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Lixeiro 1 e Lixeiro 2

Pois é meu amigo leitor, as palavras do titulo são iguais, as quais foram acrescentados números, para que possamos diferenciar uma da outra, e porque que lixeiro1 é diferente de lixeiro2?, e a resposta é simples, ou seja lixeiro1 é o profissional que trabalha na limpeza publica, alguns são varredores de ruas e avenidas, e outros são os catadores de lixo domiciliar que diariamente estão assegurando a higiene de nossa cidade, e que ao final do dia, toda a coleta efetuada é transportada e depositada nos aterros sanitários.

Agora que vem a ser o lixeiro2, esse ao contrario do primeiro, não é profissional e todo o “lixo” que ele cata nas ruas ou em qualquer ambiente que passe, infelizmente, não existe aterro sanitário para que ele deposite seus entulhos acumulados ao longo do dia, pois tudo isso, são aqueles palavrões ditos no transito, são as ofensas direcionadas a qualquer um e por qualquer motivo, são as confusões arrumadas e compradas a qualquer preço, assim como se diz no ditado popular – vive fazendo tempestade num copo d’água., Portanto esse cidadão vai acumulando dentro de si tudo que encontra de ruim, e na maioria das vezes, sabe aonde ele vai jogar tudo isso? Dentro da sua casa, em cima de seus familiares, que vivem escravizados por essas atitudes maléficas, tornando sua convivência beirando o insuportável.

E porque ele age assim? Porque seu coração está fechado para o amor, seu coração é duro como pedra, e em cima de pedra não floresce nada. Mas como tudo nesse mundo pode ser mudado, volto a citar outro dito popular: água mole em pedra dura, tanto bate até que fura, e o único remédio, é a oração em favor dele, você que conhece alguém assim, peça em suas orações a intercessão do divino Espírito Santo em favor desse irmão, para que essa ovelha desgarrada venha para o rebanho do Pai Eterno e passe a viver e a conviver no amor fraterno, para o bem dele e também de toda a sua família, pois uma família bem harmoniosa é o fundamento da boa socialidade.

Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível.

Evangelho de Mateus 17:20

sábado, 20 de junho de 2009

Esperança

Quando o sol está á pique no divisor do dia, separando a manhã da tarde, quem a olho nu, consegue admirar a beleza do astro rei, mas basta que as horas se passem, e assim chegue o entardecer, quando a lida diária está chegando ao seu final, podemos nessa hora, nos deliciarmos em momentos de contemplação, admirando toda a magnitude da beleza de um por do sol, espetáculo gratuito da mãe natureza, onde a alma se engrandece de poesia, através de nossos olhos á procura de caminhos coloridos e suaves tal como a brisa que toca e movimenta as folhas verdejantes, nos transportando para um perfeito jardim do éden, enchendo o coração de alegria e desabrochando o amor tal como um botão de rosa.

Assim posso relacionar o nosso viver como se fosse um carrossel, e a cada volta, ou a cada nascer de um novo dia, podemos sentir as emoções se renovando, podemos admirar novamente o nascer do sol naquele horizonte que vem nos presentear com uma nova oportunidade, um novo jeito de interpretar, um novo ângulo para analisar o que foi feito ontem, e uma nova esperança, uma nova semente a ser plantada no hoje, para que o jardim da nossa vida continue a florescer recebendo os raios solares de todo dia, transformando semente em arvore, transformando flores em frutos, transformando a esperança de vivermos, todos, em paz e harmonia, no verdadeiro paraíso, a realidade do presente oferecido a todos nós, todos os dias, pelo nosso Pai Eterno.

“E a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” ( Carta de Paulo aos Romanos: 5,5)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Amor ou paixão

Um dos pensamentos que vivem a povoar a cabeça de nossa juventude com certeza é como encontrar o seu par perfeito, aquele que venha á compartilhar de todas as emoções, que tenha os mesmos gostos e as mesmas aspirações, assim como diz a expressão popular: - foram feitos um para o outro.

Pesquisando o significado da palavra namorar no dicionário, encontramos que a mesma diz: - procurar inspirar amor a; ou , andar de namoro com alguém.

Amor, o que é amor, uma palavra que se houve á toda hora, em todo lugar, será que estão dizendo amor no sentido puro, aquele sentido que vem do coração, um sentido de partilha, ou será que estão querendo dizer paixão, no sentido de posse, pois o verdadeiro amor não é dominante e tão pouco possessivo, e sim de reciprocidade, que vem daquilo que é recíproco, tal como uma estrada de mão dupla, um sentimento de afetividade entre duas pessoas. Ainda assim os namorados vivem á se questionarem com a seguinte pergunta: - por que você me ama? E a resposta só pode ser: porque você permitiu. E, por conseguinte, podemos dizer que o verdadeiro amor também contem a fidelidade.

Agora também estão reduzindo o amor, simplesmente como uma relação sexual, sem romantismo, sem compromisso, apenas como um ato relativo ao instinto, ou uma simples troca materialista, transformando seres humanos em coisas ou objetos, e dessa história resulta um outro problema em nossa sociedade, o aumento de mães em plena aurora de sua juventude, crianças que vem ao mundo devido a aventuras amorosas, sem a presença de uma família constituída naturalmente, com as bênçãos religiosas e a aprovação dos pais.


Jovens vivam o amor sublime, registrem os mínimos detalhes, curtam todos os momentos, essa é a fase maravilhosa de suas vidas, mas usem de responsabilidade no trato com seu amado, pois como diz o padre Helder José em seu blog, www.paieterno.com.br, -

- o Amor Verdadeiro é bem diferente das paixões que buscamos e vivemos, maior parte inconseqüentes;

- o Amor Verdadeiro é muito diverso dos egoísmos, tantos praticados, das vaidades orgulhosamente expostas;