sábado, 16 de maio de 2009

Falando sobre o coração

Na antiguidade , egípcios, gregos e romanos acreditavam que, se houvesse alma, ela morava no coração. Quando o coração parava, ela ia embora. Sabe-se lá para qual destino. Até hoje, coisas do espírito, da emoção e até da razão, em variadas formas, são associadas ao coração.

Consultando a enciclopédia Barsa, volume 1, pagina 277, observamos que a palavra alma vem do latim anima, que se assemelha a ánemos ( em grego:vento), em anima estão combinadas as ideias de vida, alma e alento.

Segundo a doutrina cristã, sendo a alma uma substancia simples e espiritual, é naturalmente imortal.
Também verificamos que, a alma é responsável pelas ações do individuo, merecendo a bem aventurança eterna, seguindo aos mandamentos de Deus.

A alma é criada por Deus, individualmente, para cada pessoa. O primeiro povo que criou uma teoria racional (não mítica) sobre a alma foram os gregos. O conceito de alma para Aristóteles começa com o seguinte conceito: - alma é todo principio vital de qualquer organismo, a soma de seus poderes e processos.

No homem além das capacidades de nutrição e reprodução que são propriedades das plantas, e também sensitivos e locomoção que vemos nos animais; o homem também é dotado da força da razão e do pensamento.

Na parte racional, esta se divide em uma faculdade passiva - a que contém a memória, puramente receptiva; e numa outra ativa, como seja a faculdade de pensar e raciocinar.

Quanto ao raciocínio, ainda na encuclopédia Barsa achamos a seguinte definição: - ato de razão que se carecteriza por uma operação mental, lógica e discursiva, pela qual, a partir de uma ou mais proposições, conclui-se pela verdade, probabilidade ou falsidade de outra proposição ou sentença.

Sobre o pensamento, entende-se por isso, o processo de procura da solução de um problema.

Já os fatores emocionais influem também no raciocinio , fazendo aceitar erros lógicos, desde que haja um apelo emocional. A emoção é uma experiência afetiva brusca, desencadeada por objeto excitante e acompanhada de reações motoras ou glandulares excessivas.

Não podemos contemplar de modo neutro o mundo que vivemos.Todos os objetos que nos cercam provocam em nós um desejo de aproximação ou de afastamento.

Os estados afetivos mais suaves e que dependem mais diretamente das qualidades reais do objeto constituem os sentimentos. Muitos psicólogos concordam em que a alegria, a raiva, o medo e a tristeza são as quatro emoções fundamentais.


As mudanças endocrinológicas e as relações motoras constituem parte importante das emoções, porém não existe uma correspondência perfeita entre a emoção e suas manifestações orgânicas.

Um grande escritor após ter tido um infarto declarou: - agora tocam-me as coisas do coração, o qual concordo com ele, e que graças a Deus não tive infarto, mas prossigo numa luta continua contra as diabétes, e recentemente passei por uma grave infecção, e sendo assim também passei a ler mais sobre o coração, mas não somente sobre o coração órgão muscular, estriado de contração involuntária, orgão central da circulação do sangue, que impulsiona para todas as partes do corpo através dos vasos sanguíneos, mas principalmentesobre a morada da voz do Pai Eterno, pois certamente Ele não falará em nossa cabeça, mas em nosso coração. Para muitos isso é dificil de entender, porque na atual civilização, conforme descrições anteriores, somos pessoas "racionais", planejando nosso caminho na maioria das coisas.

Conforme relato do Padre Robert Degrandis, em seu livro - O dom da profecia, Edições Loyola, ele diz: - já foi verificado que homens e sacerdotes figuram entre as pessoas de mais difícil rendição ao dom da profecia, porque através dos anos se lhes ensinou a ser racionais em todas as ocasiões e a usar suas mentes, e agora tenho dito: " usem seus corações! Ouçam as palavras como se as ouvissem em seus corações e depois as repitam por mais simples que elas possam aparecer".

Todos nós fomos batizados no Espirito Santo, e chegamos a um ponto de nossas vidas em que a graça de Deus atua em nossos corações e nos tornamos capazes de dizer - "Senhor, eu te entrego o meu espírito, eu te entrego o meu coração, Senhor eu me entrego a ti", e daí por diante nossa vida nunca mais será a mesma.

Nenhum comentário: